(41) 3089-4027
contato@institutoqualicare.org

Violência Doméstica

Instituto QualicareViolência Doméstica

violencia_contra_mulher

Feminicídio: assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. As causas mais comuns são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda da propriedade sobre as mulheres.

O Brasil tem uma taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que avaliaram um grupo de 83 países. Considerando o crescimento da população feminina entre 2003 e 2013 (de 89,8 milhões para 99,8 milhões), percebemos que houve um aumento de 8,8% na taxa de homicídio neste período.

Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras: 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal.

A violência psicológica, também, é uma grave violação dos direitos humanos das mulheres, e produz reflexos diretos na saúde mental e física. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera “como a forma mais presente de agressão intrafamiliar à mulher e sua naturalização é apontada ainda como estímulo a uma espiral de violências”.

No dia 08 de março de 2016, Dia Internacional da Mulher, o Instituto Qualicare lançará, em Curitiba, sua campanha sobre a Violência contra a Mulher. A partir do dia 9 de março de 2016, o vídeo estará disponível aqui em nossa página e em redes sociais. Junte-se a nós e diga não a violência contra a mulher!

Confira o último estudo “Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres”.

“A vida começa quando a violência acaba.” Maria da Penha

ligue-180-violencia-contra-a-mulher